sexta-feira, 3 de junho de 2016

Resenha #33 - Depois A Louca Sou Eu


Como expressar uma crise de ansiedade de uma forma divertida e descontraída, mas ao mesmo conscientizar as pessoas que essas crises são sérias e precisam ser tratadas? Tati Bernardi conseguiu!


Confira agora a resenha do hilário (e sério) livro Depois a Louca Sou Eu.



Com um contagiante senso de humor, Tati Bernardi nos convida a conhecer o seu mundo, onde as crises de ansiedade fazem de sua rotina uma verdadeira loucura. E quem se diverte com suas manias somos nós.


O tema crise de pânico é delicado e merece total atenção, mas não tem como não rir com as situações embaraçosas em que Tati se meteu em suas diversas aventuras pela vida. Um dos objetivos é mostrar a delicadeza do assunto sem a delicadeza da Tati rs. É um Rir De Si Mesma.

O livro é composto por várias crônicas que mostram o início, meio e “fim” das crises de ansiedade. Logo de cara já começamos a entender as angústias de Tati quando relata as primeiras crises e os locais onde elas aconteceram. Confesso que cheguei a ficar com uma dorzinha no coração por causa delas. Também confesso que depois dos primeiros capítulos não conseguia parar de rir. Gente, ela é muito engraçada.

“Uma vez me contaram de um cara que foi até a Rússia e, ao pisar lá, sacou que “não, não tô a fim”, voltou para o aeroporto e voltou para casa. Cheguei a adicioná-lo no Facebook, crente que viveríamos uma história linda de amor, sem jamais sair de casa, em São Paulo. Mas ele era feio e desencanei. Ainda bem que ele era feio.”


Além disso, Tati também nos mostra algumas crises vividas na “firma”. Um local simples com pouca gente importante chamado Rede Globo de Televisão. Imagina uma pessoa com os nervos fervilhando encarando uma reunião de trabalho com os atores do filme Meu Passado Me Condena, como Fábio Porchat e vários produtores importantes como Mariza Leão. Consegue imaginar o que aconteceu em seguida? Tati conta tudo nos mínimos detalhes.

Há também casos envolvendo restaurantes, comidas, namorados, viagens a trabalho e festas no geral. Há também uma crônica específica que mostra o primeiro contato de Tati com o Rivotril.

Tati também tinha uma mania de limpeza profunda e em uma das narrativas ela conta que em seu aniversário de oito anos pediu um microscópio de presente, pois queria saber o que tinha em cada comida que lhe era servida. Sempre achava que partes de uma barata estavam no seu prato. Como ela mesma diz: vai vendo...

“Minha primeira crise de pânico foi no meu aniversário de vinte e nove anos. Reservei “o andar de cima inteiro” de um restaurante em Ipanema. Chamei umas quarenta pessoas, todos, sem exceção, amigos novos. Fazia cinco meses que eu estava morando no Rio. Fui até a porta do restaurante, olhei para toda aquela gente e pensei: “não”. Não conheço essas pessoas. E decidi ser a única a não ir à minha festa de vinte e nove anos.”


Nas crônicas envolvendo namorados e paqueras, Tati consegue nos dizer que não era a única louca da face da Terra, pois cada homem também tinha a sua mania e suas paranoias. Só que do nada esses caras terminavam a relação e se justificavam dizendo que não dava mais pra continuar, porque ela tinha um parafuso a menos. Gente, um homem que terminou com ela porque odiava suas bolsas era normal?

Uma hora Tati resolveu procurar ajuda e os tratamentos que tentou renderam ótimas risadas. Vários charlatões apareceram nessa jornada e o caso mais engraçado foi o tratamento com o Dr. Guildo.
Mas será que algum funcionou? Bem, você descobrirá lá no capítulo final.



Confesso que comecei a ler esse livro por causa da capa (sim sim foi por isso mesmo) e não me arrependi. Pelo contrário, me surpreendi. Já tinha visto alguns trabalhos da Tati como o filme Meu Passado Me Condena e o programa Amor e Sexo, e algumas colunas no site da Folha, só que não imaginava que esse livro seria bom na mesma proporção. A leitura possui um estilo escrachado sem pesar tanto. Tati usa uma linguagem natural, como se estivesse sentada do seu lado batendo o maior papo de melhores amigos.

Tati desenvolveu a capacidade de rir de si mesma e não deixou que esse mal dominasse a sua vida. O resultado disso foi humor, seriedade, conscientização, sucesso profissional e pessoal e mais uma pitada de humor.


Leitura super recomendada! A minha dica é que você leia o livro sem aquela visão de “tadinha”, “coitadinha” ou “nossa que triste”. Há situações que vão te fazer pensar assim? Sim, vão, mas o foco desse livro é o humor. Ou seja, ria a vontade das “loucuras” de Tati! Afinal, que não tem um pouquinho de ansiedade embutida na mente hein?!


Para mais informações sobre a autora e livro, acesse o Skoob clicando aqui.


Ótima leitura!
 

11 comentários:

  1. Ju, amei a resenha de hoje. Adoro livros que nos contam uma boa história e nos surpreendam, e fiquei feliz em saber que Depois a Louca Sou Eu é de uma deliciosa leitura. Não conheço muito sobre a síndrome do pânico, mas acredito que brincar seja uma forma diferente de tentar amenizar algo tão sério, e parece que Tati fez isso muito bem em seu livro.
    Li recentemente Alucinadamente Feliz em e-book e amei. Se você gostou deste, lhe indico fazer a leitura também. A autora tem transtornos mentais e ela contou sobre este problema de uma forma muito divertida (te lembra algum livro?). Morri de rir com ela, e desta forma sei que irei gostar das histórias de Tati também.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ju.
    Apesar de curtir crônicas, esse livro não me chamou tanto a atenção. A premissa de trabalhar a ansiedade em textos mais cômicos é interessante, mas não é o que eu procuro no momento.
    De toda forma, uma boa dica para quem busca bons textos sobre o tema escritos por uma autora reconhecida.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito de cronicas, e não gostei da capa, mas esse pretendo ler só por saber o quanto que ele é engraçado. Amei a resenha e fiquei muito feliz que surpreendeu,espero que isso tambem aconteça comigo quando eu o ler. Muito obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Que resenha incrível!
    Eu achei surpreendente conhecer um pouco mais de Tati, sempre pensei nela com um toque de humor, como não conhecia o livro, jamais saberia esse lado da vida dela.
    Gostei muito da sua resenha e fiquei de verdade curiosa para ler o livro.
    Quero pra ontem, vou procurar. Eu adorei a capa dele e prometo não er a visão de coitadinha.
    Porque esse quote do aniversário dela me fez rir muito. hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei o fato da autora tratar de um tema sério de uma maneira divertida, capaz de conscientizar e de se animar, amo crônicas, com uma linguagem fácil e rápida que parece ser encontrada nesse livro, também acho que não devemos ler o livro com pena da personagem, e sim aprendendo com suas experiências, a resenha ficou maravilhosa e já ri muito com os quotes

    ResponderExcluir
  6. Tenho que ler este livro! Pode parecer estranho crises de ansiedade parecer engraçado, tive dois episódios durante meu TCC e achei que estava morrendo, mas hoje rende boas risadas quando lembro. O tema no livro parece que foi tratado com leveza. Achei engraçado os quotes que você separou.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que também queria ler esse livro só pela capa, ela é linda né?, mas agora você me deu outros motivos.
    Eu gosto muito das coisas que a Tati Bernardi escreve, e nada melhor do que juntar ela com uma das coisas que eu gosto muito, que são as crônicas.
    Eu já estou prevendo altas risadas, e vou deixar para lê-lo quando estiver afim de algo mais leve *-* Adorei a resenha, beijo!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da proposta dele, mas confesso que não é um livro que fiquei louca pra ler. Ele tem situações divertidas e algumas não tão divertidas assim, fala de assuntos bacanas e tem aquele bom humor, mas sei lá. Só não chamou atenção mesmo.
    Talvez se ganhasse eu até leria, mas pegar por vontade própria não deu muita vontade mesmo =/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que diferente!
    Esse é um tema bem delicado, mas parece que ela soube descrevê-lo com bastante leveza. Acho isso muito importante, pois talvez ajude algumas pessoas que passam pelo mesmo problema.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Esse livro me surpreendeu, achei interessante ele trata sobre a crises de ansiedade de um modo divertido mas que consegue passar uma mensagem para o leitor, gostei muito dessa historia e achei diferente temos um livro de cronicas, se tiver oportunidade quero muito ler !!

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito dos escritos da Tati Bernardi, sua resenha está muito boa, achei bem interessante este livro, adicionei em minha lista de leituras e pretendo ler.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo