quinta-feira, 19 de maio de 2016

Resenha #30 - Pseudônimo Mr. Queen


Uma fantasia que nos leva a um novo mundo, onde as pessoas escolhidas não sofrerão com desigualdades, perdas de dinheiros e nem com mortes prematuras. Só há uma maneira de morrer, ainda desconhecida por quase todos.


Confiram agora a resenha de Pseudônimo Mr. Queen e tente desvendar esse mistério.



Fui convidada pela autora Loraine Pivatto para participar de um book tour e conhecer a sua nova obra. Adorei o convite e cá estou para contar um pouco sobre a história e as minhas impressões. Vamos lá?

Tudo começa no ano de 2011 com uma profecia maia. As pessoas escolhidas pelo mundo são contempladas com um sonho. Nele, um mundo novo surgirá. Não haverá mais mortes prematuras, nem desigualdades sociais, doenças ou qualquer outro problema que acabe com a convivência humana. Além disso, os escolhidos terão duas vidas: a primeira até os 70 anos e a segunda, dos 20 aos 100 anos. Quando terminasse a primeira, seria transferida automaticamente para a segunda (depois disso, eu não entendi se de fato a pessoa morria ou não... :/).

A história “pós-apocalipse”, por assim dizer, é composta por três partes, envolvendo três mulheres da mesma família. Regina, Larissa e Vitória Brandão.


Regina acorda assustada em um ginásio, com várias pessoas que não conseguem compreender o que está acontecendo e como foram parar ali. Depois de alguns minutos, ela compreende que finalmente o sonho se cumpriu. Regina e os outros escolhidos já estão vivendo no novo mundo.

Vários bens sumiram, como casas, carros e objetos de valor. E quem tentasse construir algo luxuoso, fora dos padrões de igualdade, se frustraria, já que sumiriam logo em seguida. Somente Lúcia, sua nova amiga, e outros videntes continuavam enxergando o mundo antigo.

Regina guarda um segredo da vida passada. Mas esse segredo corre o risco de ser revelado quando a filha de Vanessa, ex-secretária de ser marido, surge perdida naquele mundo novo. Como Regina era a única pessoa que conhecia, Maria Eduarda passou a morar com ela. Após alguns anos, nasce Larissa, filha de Maria Eduarda. Desprezada pela mãe, Larissa passa a morar com Regina, que a acolhe como sua legítima neta.
Além de cuidar da neta, Regina e Lúcia tornam-se membros de um grupo que tem por objetivo manter o segredo da morte a salvo, já que eram os únicos que sabiam.

Na adolescência, Larissa conhece Paulinho e começam a namorar. Paulinho era extremamente metódico e controlador. Para ele, garantir uma pontuação máxima na TUV era uma questão de honra. E ao longo da história começamos a perceber que ele é capaz de várias coisas para conseguir a nota máxima e o prestígio que tanto almeja. A TUV é um sistema de pontuação criada pelo atual governo como se fosse um controlador de níveis de alegria, tristeza, sucesso profissional e familiar e equilíbrio emocional. A competitividade passou a existir nesse novo mundo graças a esse sistema.

“O mundo no qual Regina passara toda a sua vida até então desaparece... Pessoas conhecidas também, e as regras novas surgem como num piscar de olhos.

Cansada do controle de Paulinho, Larissa termina o namoro e após um tempo se casa com Vicente. E dessa relação nasce Vitória. Vicente é aspirante do setor de entretenimento e acaba de ser convidado para ser o protagonista de um novo filme. Mas algo dá errado e essa estreia é adiada por 10 anos. Inconformado, ele pede refúgio por esse mesmo prazo, deixando Larissa e Vitória sozinhas. O refúgio é como se fosse um tipo de descanso, onde a pessoa é colocada em uma espécie de gavetão e permanece por lá pelo tempo que desejar.

No momento de rebeldia, Vitória acaba conhecendo Isabel e seu pai Ricardo Almeida. Ele é o viúvo mais cobiçado da cidade. Sua pontuação na TUV é elevadíssima e graças a ela, Ricardo mantinha um cargo importante em uma empresa no setor de comunicação. Tudo isso bastou para que Vitória se apaixonasse.


Ricardo não era mais tão receptivo e tinha uns acessos de fúria quando ficava trancado em seu quarto misterioso. E tudo isso piorou com o surgimento do fenômeno Mr. Queen. As pessoas adoravam suas músicas e poemas, o que deixava Ricardo ainda mais nervoso. Para ele Mr. Queen não significava nada, a não ser a vingança que ele planejava há anos.
Queria a todo custo descobrir o segredo da morte e estava muito perto disso. Como um ótimo manipulador, influenciou muitas pessoas importantes e alguns amigos. O que eles não esperavam é que Ricardo ficasse completamente louco por causa do projeto.

Mas quem era o famoso Mr. Queen e porque Ricardo queria tanto se vigar do mesmo? Regina, Lúcia e seu filho Cristiano conseguiriam manter o segredo da morte a salvo? Larissa, agora solteira, voltaria a cair nas garras de Paulinho?
Vitória mal podia imaginar que descobrira grandes revelações sobre Ricardo Almeida. Quem era esse homem afinal? Porque era tão misterioso e bipolar? Porque passou a vida tentando descobrir o segredo da morte? Essas respostas você só encontrará nos capítulos de Mr. Queen!

“Parecia que os comportamentos egoístas e individualistas se repetiam, apenas maquiados por um senso de justiça questionável.

E tudo acontece assim, direto e rápido. A história gira em torno do segredo da morte, porém para compor o mistério, a autora optou por envolver três mulheres da mesma família, como uma forma de início, meio e fim do novo mundo.

Depois de terminar a leitura, fiquei com a mesma sensação ao ler o livro Depois de Você: é uma história legal, mas que não se encaixa com a proposta do livro. A escrita da autora é ótima e bem convidativa, mas a história poderia ter sido aproveitada de outra maneira.

Ao ler a sinopse, pensei que se tratava de uma distopia que enfatizaria mais o segredo da morte e como as pessoas conseguiriam sobreviver sem nenhuma interferência da mesma. Como elas iriam suportar conviver com as desavenças, com a rotina e com o tédio que essa situação causaria. Mas Mr. Queen é uma história de família, vivendo com suas alegrias, tristezas e segredos. Por isso achei que não se encaixou com a proposta.

Outro ponto curioso foi a falta de avanços tecnológicos em pleno ano de 2050, por exemplo. Pelo fato da Loraine trabalhar na área de informática, pensei que esse universo seria mais bem explorado na busca pelo segredo da morte e no controle das pontuações da TUV. O que eu encontrei foram métodos tradicionais utilizados atualmente, como clones de contas e chips.

E o famoso Mr.Queen? Bem, não tenho uma opinião formada sobre ele. O mistério que rodeava a sua aparição foi revelado quase no final do livro e senti que ele poderia ser melhor aproveitado na história. Quem sabe um mistério mais intenso ou algo assim.

Além dele, muitas pontas ficaram soltas, como por exemplo, quem ditava as regras para os governantes? Quem avaliava se elas eram justas ou não? Num mundo de igualdades, muitos fatos se tornaram desiguais, como as profissões por exemplo. 



Mas e aí Juh, você recomenda a leitura? Claro que sim! Por enquanto, esse livro é feito para a divulgação e em breve estará disponível para venda.

Apesar desses pontos, digamos “não tão favoráveis”, a história nos leva a refletir muito sobre nosso atual estilo de vida e as injustiças que nos rodeiam. O que faríamos se tivéssemos uma segunda chance? Será que realmente teríamos esse espírito de coletivismo ou manteríamos o foco exclusivamente no nosso nariz? E não tendo dinheiro, como seriam as alternativas de diversão que criaríamos para não levar a vida ao tédio e a depressão?

Em um mundo onde tudo deveria ser perfeito, os humanos escolhidos não souberam permanecer nessa perfeição, e aí os conflitos que já conhecemos brotaram nessa nova sociedade. Uns querendo tiram mais vantagens, outros querendo reconhecimento imediato. O mundo ideal que não conseguiu segurar os anseios dos escolhidos.

Achei muito legal e criativo a história acontecer na cidade de São Paulo. Imagina essa imensa cidade parando, com seus enormes edifícios sumindo, com as ruas ficando livres de carros, motos e bicicletas. Bem sinistro!



Para conhecer um pouco mais sobre a autora e obra, acesse o Skoob clicando aqui.


Ótima leitura!

8 comentários:

  1. Oi Juliana, quando eu li a sinopse também pensei que seria uma distopia em que o foco seria o segredo, e pelo visto não é :/
    Pelo que pude ler na resenha, acho que esse segredo poderia ser melhor trabalhado no livro, e é uma pena que ele deixou a desejar em alguns quesitos, como é o caso das pontas soltas.
    Mas ainda sim parece ser uma boa leitura para passar o tempo, contudo ainda não sei se eu o lerei. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, realmente no inicio parece que a sociedade sera perfeita, o livro carrega em si um grande mistério, algo que adoro, fiquei curiosa para saber mais sobre Mr. Queen, estranho o fato da tecnologia despencar, quero ler mesmo que tenha alguns fatos deixados para trás, gosto de livros que nos fazem refletir sobre nossa atual maneira de viver, realmente merece ser um sucesso

    ResponderExcluir
  3. No inicio o enredo me pareceu bem promissor, mas ao longo da resenha percebi que a narrativa pode ser bem cansativa. Ainda pretendo ler o livro, porém não irei com muitas expectativas para não acabar me decepcionando.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ju.
    Já vi resenhas desse livro pipocando por aí. Contudo, confesso que o livro não me chama tanto a atenção. A premissa não me agrada muito, sabe?
    Ademais, dois dois pontos negativos citados devem me incomodar: a falta de avanço tecnológico e, principalmente, o personagem que dá nome ao livro não ser essencial.
    De toda forma, adorei a sua resenha, Ju.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana.
    Gostei bastante da resenha, o livro tem uma premissa muito interessante o que me deixou super curiosa, mas tenho medo de tantos acontecimentos em exerço, seja entediante.
    Irei pesquisar um pouco mais sobre o livro, e vou considerar essa leitura com certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ter bastante assunto, sem ser aqueles que ficam enrolando para mostrar algo, gostei disso porém ele não me chamou tanto a atenção. Se eu fosse ler seria mais pelo Mr. Queen, pois parece ser um personagem misterioso e que guarda vários segredos. Além de você ter dito que tem umas pontas soltas, que é algo que não gostei muito, infelizmente não colocaria na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  7. Tambem estou participando do book tour mas ainda não chegou a minha vez, mas estou ansiosa para ler pois pelo que ja li sobre ele parece ótimo, apesar de que o que eu li na sua resenha não ser o que eu estava pensando que seria pelo que li da sinopse.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Infelizmente não leio muitos livros desse tipo, mas acho que daria uma chance a esse por gostar da idéia que ele traz, se não conseguimos viver em um mundo com igualdade e doenças, pelo menos podemos ter em nossos livros.
    Apesar da igualdade, vemos nesse livro que apresenta sentimentos ruins como a inveja(do Ricardo, por exemplo), mesmo sendo um livro onde todos tem o mesmo direito, o que deixa ele mais interessante.
    Acho que a autora quis deixar o mistério até o final e com isso, revelando muito a cima, acabou deixando muitas pontas soltas, que acaba sendo um ponto negativo pro livro, mas ao todo parece ser um livro bom, gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo