sexta-feira, 11 de março de 2016

Resenha #23 - Depois de Você


Hoje nossa resenha será sobre a continuação do livro Como Eu Era Antes de Você.



Confira agora como Lou encarou sua vida após Will ter passado por ela.

Desafio Cumprido #EuLi2016: Um livro publicado em 2016.


Antes de se separa de Will, Lou prometeu a ele que daria um rumo diferente em sua vida. Prometeu que seria feliz, que viveria intensamente e que aproveitaria cada oportunidade oferecida. Mas a depressão e a ausência do homem que um dia amou não permitiram que cumprisse nenhum item da promessa.

Lou foi morar em um pequeno apartamento em Londres e como não tinha qualificação profissional, voltou a trabalhar como atendente de uma lanchonete. Sua família já não era tão presente e ela se sentia cada vez mais sozinha naquela imensa cidade.

Certo dia foi ao terraço como sempre fazia, só que dessa vez Lou estava um pouco bêbada. Gritando e esbravejando contra Will, nem se deu conta que estava em um local perigoso. Mas antes que pudesse pensar em voltar em segurança, Lou se desequilibrou e acabou caindo de uma altura de quase cinco metros. E nesse acidente que poderia ter sido muito trágico acaba conhecendo o paramédico Sam Fielding.

Devido sua condição física, Lou acaba passando uns dias na casa dos pais até se recuperar. Todos desconfiavam que na verdade ela teria tentado suicídio naquela noite. Essa suspeita só aumentou seu desconforto em permanecer como hóspede ali. Seu pai só a deixou ir embora com uma condição: que a mesma frequentasse um grupo de apoio chamado Seguindo em Frente.

Por causa desse grupo, Lou e Sam começam a se encontrar frequentemente, já que ele buscava Jake, outro integrante do grupo, todos os dias. E nesses encontros os dois acabaram se envolvendo e começaram uma espécie de relacionamento.


“Ele abriu uma garrafa de vinho e serviu uma taça para mim, fazendo sinal para que eu me sentasse no banco. A mesinha na minha frente havia sido posta para dois, e senti um leve frisson ao reparar nisso. Não havia mal nenhum em curtir um momento, um pequeno prazer... Estava prestes a aproveitar a noite com um homem que queria fazer um jantar pra mim. Era possível dizer que tudo isso era um progresso.”


Mas ela ainda não consegue esquecer os momentos com Will e para confundir mais a sua cabeça, uma pessoa ligada ao passado dele surge do nada na vida de Lou, mudando assim todos os seus novos planos. Essa pessoa tem sérios problemas com os pais. Eles não conseguem entender como ela adquiriu esse comportamento tão difícil e agressivo. Depois de muita conversa, já que essa pessoa acaba morando um tempo com Lou, ela a convence a contar o que de fato está acontecendo e acaba descobrindo que é uma verdadeira encrenca.

E agora Lou terá que fazer uma escolha: aceitar uma excelente proposta de emprego e se entregar de vez ao amor de Sam ou dedicar o seu tempo a ajudar essa pessoa que a faz lembrar constantemente do seu amor do passado, Will.


Confesso que fiquei um pouco decepcionada com as escolhas que a autora propôs para Lou. Há trechos que ela parece ser uma solteirona de 50 anos, tentando fazer coisas de jovens para agradar. Quando o primeiro livro acabou, parecia que Lou estava mesmo disposta a cumprir sua promessa, mas daí tudo mudou nessa continuação. Acho que o mistério perdeu um pouco do encanto em Depois de Você.

Outra coisa que me incomodou foi a constante indecisão de Lou. Ela simplesmente não sabe o que quer ainda, mesmo depois de tanto tempo longe de Will. Não pareceu ser uma pessoa depressiva, e sim uma pessoa sem foco nenhum. No final do livro até compreendemos suas escolhas e meio que aceitamos.

A história não é ruim, mas acho que poderia ter sido escrita para outro personagem de Jojo Moyes, com outra introdução e desfecho. Acredito que Como Eu Era Antes de Você não era um livro que precisasse de continuação. A imaginação que fez a história ficar gravada em nossos corações.


Mesmo diante desses fatos, eu recomendo sim a leitura, principalmente se você quer descobrir todas as escolhas que Lou fez depois que Will passou pela sua vida. Ela se questiona sempre se está fazendo a coisa certa. E nós como leitores, nos sentimos na obrigação de responder.

E você, o que teria feito depois de perder o seu grande amor, da mesma forma que Lou perdeu Will?
Quais seriam as suas escolhas e como lutaria para cumprir uma promessa?

Para saber mais sobre o livro e sobre a autora, acesse o Skoob clicando aqui.

Ótima leitura!


7 comentários:

  1. Ju, eu li recentemente Como Eu Era Antes de Você e não tenho palavras para descrever sobre a história :'( Mas voltando á sua resenha de Depois de Você, estou morrendo de medo de ler o livro, por estragar o primeiro, que até hoje não vejo a necessidade de uma continuação. Por outro lado, quero saber quais foram as decisões e escolhas de Lou depois de Will.
    Adorei a resenha! Espero ler em breve este livro, e sinceramente, não me decepcionar com sua leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Não li os dois livros da Jojo Moyes, mas estou louca para adquiri-los.
    E pela resenha, eu fiquei sabendo que Lou perdeu Will.. Meu Deus!!!! Vou começar a preparar meu psicológico. Kkkk e também achei interessante "Depois de Você", pois com o livro, da para saber como Lou conseguiu encarar essa perda.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,
    Não li "Como eu era antes de você" então não sei se precisaria ou não de continuação, mas o pessoal está elogiando muito "Depois de você", embora tenha ficado com "o pé atrás", quero entender essas decisões que a autora propôs para a Lou.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    Gosto muito dos livros que li da autora.
    Uma pena que tenha se decepcionado com a protagonista, talvez a escritora tenha perdido um pouco o tom dela.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Tenho um medo de ler esse livro, pois não acho que merecia uma continuação , agora deve ser algo totalmente diferente do que foi Como eu era antes de você e eu não quero me decepcionar com a Jojo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Te garanto que você não vai decepcionar com a autora. O que pode acontecer é você imaginar uma coisa e acontecer outra, assim como foi comigo. Mas leia sim!
      Bjs!

      Excluir
  6. Eu estou tentando não criar expectativas em relação a esse livro, pois já vi opiniões muito diferentes sobre ele. E como Como eu era antes de voê é dos meus livros favoritos, não quero ter uma grande decepção com a Lou. Acho que o primeiro livro em si não precisava de continuação, mas agora que a JoJo já escreveu, quero ler. Beijo :)

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo