sábado, 2 de janeiro de 2016

[Resenha #16] - Jardim de Inverno

Esse livro é incrivelmente lindo! Uma história sobre família, valores, gratidão e perdão. Um drama envolvente que me conquistou a cada página. Um romance como nenhum outro. Conheçam agora um pouco mais sobre essas três mulheres e como suas vidas foram transformadas através de um conto de fadas.



Anya é uma mulher dura, fria, e que não demonstra nenhum amor pelas filhas. Ela não tem nenhuma emoção, nenhum sentimento de carinho e nem mesmo troca palavras de afeto com as pequenas Nina e Meredith. A única coisa que um dia as uniu foi o Conto de Fadas da mãe. Um conto de amor entre um príncipe e uma camponesa que nunca chegou ao fim.

Para tentar se aproximar da mãe e ao mesmo tempo amolecer seu coração, Meredith que é a mais velha, teve uma ideia: queria representar o conto em forma teatral. Juntamente com Nina, planejaram tudo e no momento certo começam a se apresentar. Mas o que elas pensaram ser um grande ato de amor tornou-se a pior decepção para as pequenas, principalmente para Meredith, já que o pior olhar e as piores palavras foram lançados diretamente para ela. A partir desse dia a família se desestruturou ainda mais e Meredith jurou nunca mais ouvir o conto de fadas da mãe.

Anos se passaram e as irmãs tiveram rumos diferentes. Meredith se casou com Jeff, seu amor de infância e teve duas filhas. Cuidava dos negócios do pai e morava perto da casa dos pais. Era uma mulher muito metódica e ao mesmo tempo muito forte.

Nina se aventurou no mundo jornalístico e fotográfico, e nunca parava em um lugar. Sempre correndo e sempre com a câmera na não. Não pensava em parar, casar, ter filhos e ser uma esposa e mãe dedicada. O seu trabalho era sua fuga.

Evan era um pai maravilhoso e amava muito suas três mulheres. Ele era o ponto de amor que ligava a família e sempre lutava muito para que elas fossem unidas, e principalmente, para as filhas não desistirem de conhecer a história de sua mãe através do conto de fadas. E foi com esse pedido que o pai as deixou.

O pai passara a vida tentando criar amor onde não havia nenhum - entre a esposa e as filhas - e não podia parar agora. Tudo que lhe restava era fazer o pedido para ela e torcer que conseguisse realizá-lo.

Mesmo com a morte de seu amado marido, Anya tentava ser a mesma mulher de sempre, calada e distante. Mas em certos momentos tinha comportamentos estranhos. Certo dia Meredith presenciou uma cena sem sentido para ela: Anya arrancava o papel de parede da sala em tiras e as jogava dentro da água fervente. Mas quando a filha a levava no médico, ela agia normalmente.

Mas o que havia de tão importante no conto? Por que elas precisavam conhecer a mãe apenas por ele? A mãe era distante e sempre evitava as filhas. Como aproximar-se dela? Esse era o primeiro desafio.

Nina foi quem insistiu para que a mãe voltasse a contar a história do príncipe e da camponesa até o final, e Anya finalmente cedeu. Começou a contar não só um conto, mas a triste e dolorosa história da sua vida.

Elas seriam sempre uma família, mas se havia aprendido alguma coisa nas últimas semanas. era que uma família não é algo estático. As mudanças ocorriam o tempo todo. Como com os continentes, as mudanças, às vezes, eram invisíveis e subterrâneas, outras vezes, explosivas e mortais. O truque era manter o equilíbrio.

Sobre o conto, não posso contar muitos detalhes, mas alguns podem ser ditos: É um conto de amor entre Vera e Sasha, que aconteceu em um período de Guerra na União Soviética. Muitas perdas, lutas e fome marcaram esse momento. E Anya só conseguia expressar tudo isso através do conto que ela mesma criou e guardou por muitos anos.

Um livro família com uma lição de vida enorme. Os lugares são bem detalhados, mas o que percebi foi o toque triste em cada descrição. Apesar da beleza espetacular, não eram vistos com alegria. O frio constante e a neve foram os cenários mais presentes.

Até o meio do livro você vai perceber que as três lutam com seus próprios medos e problemas, mas sem deixar a mãe de lado. Elas passaram a ficar mais tempo cuidando de Anya e tentando conhecer mais a mulher com o olhar triste que nunca as abraçou.

Quando Anya começa a narrar o conto é de partir o coração. A história nos envolve de uma forma que queremos ler até o final de uma só vez. Mesmo assim, recomendo que leiam o conto com calma, para não perder os detalhes.

Um livro muito lindo com um drama bem contado e um final feliz e comovente. Não tem como não se emocionar. Para quem curte histórias de família, amor e superação, Jardim de Inverno é o livro certo. Recomendadíssimo!

2 comentários:

  1. Resenha maravilhosa, ja amo com certeza esse livro, você tem uma maneira maravilhosa de expressar seus sentimentos, enquanto lia, me sentir dentro do livro, como se eu tivesse lido.
    Maravilhoso.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene!
      Esse livro é muito lindo! Não teve como não resenhá-lo dessa forma, de tão intenso que foi. É um dos meus preferidos! Se tiver oportunidade, leia sim. Você vai adorar! Muito obrigada :)
      Abs e ótima tarde!

      Excluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo