quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Resenha #21 - A Garota Que Você Deixou Pra Trás


Sophie e Liv nunca poderiam se conhecer, mas suas vidas estão inteiramente ligadas por um quadro, pintado por Édouard Lefèvre antes da Segunda Guerra Mundial.


Confira agora mais um romance de sucesso da autora Jojo Moyes!



Nessa incrível história, iremos conhecer duas jovens mulheres, que tiveram suas vidas transformadas pelas tragédias e marcas da guerra. Sophie a viveu no ano de 1916, em St. Péronne. E Liv foi impactada pela mesma em Londres, no ano de 2006.

Tudo começa quando Sophie é separada de seu marido, Édouard, por causa da guerra. Ele é obrigado a lutar na frente de batalha contra os alemães. A princípios todos os amigos e vizinhos do casal acreditavam que a guerra não duraria muito tempo, porém isso mudou quando as tropas alemãs tomam posse da pequena cidade de St. Péronne, lugar onde Sophie e Édouard eram imensamente felizes. Eles simplesmente chegaram e tomaram tudo: seus pertences, suas roupas, suas comidas e suas dignidades.

Certo dia eles souberam que havia um novo Kommandant liderando as tropas alemãs. E esse mesmo Kommandant decidiu que a casa de Sophie seria o lugar ideal para abrigar os seus homens. Ela tentou de todas as formas evitar que isso acontecesse, porém era isso ou morrer com sua família.

Sophie pensava em seu marido o tempo todo e tinha muita fé que o mesmo retornaria para a casa a salvo. Ela só tinha duas lembranças dele: um desenho de um urso, que já estava bem mal tratado, e um quadro dela mesma, pintado por seu marido, através de seus olhos apaixonados. Nesse quadro, Sophie era jovem, feliz e muito linda, bem diferente da imagem que ela analisava com muita dor diante do espelho. E essa beleza expressada no quadro atraiu a atenção do Kommandant
A partir desse encantamento, Sophie viu uma oportunidade de negociar a liberdade de Édouard, já que o Kommandant se mostrou uma pessoa um pouco generosa e com alguma compaixão dentro de si. Ela sentiu uma emoção diferente emanando daquele homem, mas se esqueceu que ele era o inimigo. Desesperada e sem mais recursos, Sophie decidiu que faria qualquer coisa para ter seu amado Édouard de volta.


“Fiquei ali olhando para a garota e, por alguns segundos, me lembrei de como era ser ela, sem sentir fome nem medo, interessada apenas nos momentos que eu poderia ficar a sós com Édouard.”

Muitos anos se passaram e o quadro da Garota Que Você Deixou Pra Trás foi adquirido por David, que o deu de presente para a sua esposa Liv, antes de morrer. Liv é extremamente apaixonada pelo quadro e mal sabia que encararia uma imensa batalha para permanecer com o mesmo.

Acontece que Jason Nowicki, descendente da família Lefèvre, reivindica a posse do quadro junto ao advogado Paul, que trabalha com recuperação e devolução de objetos roubados durante a guerra. A causa é ganha, mas Paul fica completamente surpreso com a decisão tomada pelo velho Sr. Nowicki.

E por uma ironia do destino, Liv acaba se envolvendo com Paul, depois de quatro anos sem sair com ninguém. Quando ela o convida para conhecer a sua casa, Paul não consegue acreditar no que está vendo na parede de Liv: o quadro da Garota que seu cliente quer de volta.


“Paul poderia apostar que Liv não tinha ideia de quem era o autor do quadro. Ouve a voz dela, tímida e estranhamente orgulhosa do seu bem: ‘É o meu objeto favorito nesta casa. Na verdade, é o meu objeto favorito no mundo inteiro. ’.”

Liv fica muito abalada com a possibilidade de perder seu bem mais precioso, além de se sentir sozinha e injustiçada. Mas Sophie já fazia parte de sua vida. E com essa certeza, Liv lutará com todas as suas forças para não deixar ninguém levar a sua Garota embora.


Nem preciso dizer que amei esse livro né? A luta dessas duas mulheres por algo que amam é inspirador. É preciso ter muita coragem para arriscar tudo em prol de alguém ou de algo tão valioso.

As cartas de Sophie encontradas décadas depois, relatando a vida e a convivência com as tropas inimigas, é de partir o coração. Ela só queria ser feliz com seu amor, no lar que escolheram e com a companhia de suas famílias e amigos, e de uma hora pra outra tudo lhe foi tirado. Só restava o medo, a fome e as recordações dos tempos de namoro e de liberdade.

Liv estava muito deprimida com o falecimento de David e só conseguia encontrar consolo quando olhava e conversava com a Garota Sophie, que também era a única lembrança material importante que restara dos seus dias de alegria. Ela precisava recomeçar, mas ainda não estava preparada.

E como sempre, Jojo me fez chorar. E para descobrir o motivo, só lendo essa maravilha!

Um lindo romance que vale a pena ser lido. O livro é maravilhoso, a leitura é super gostosa e os tempos são bem separados. Recomendadíssimo!


Para saber mais sobre a autora e o livro, acesse o Skoob clicando aqui.

Ah, e se você quer muito ganhar esse livro, o Top Comentarista do blog Desbravador de Mundos terá ele no sorteio! Acesse, participe e boa sorte!

Ótima leitura!



8 comentários:

  1. Olá :)
    Não sei foi sua resenha mais eu tive impressão que este livro é ainda mais bonito que "A garota que você deixou pra trás" a história parece ainda mais envolvente, amei a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha eu particularmente amo os dois. Lou e Sophie são mulheres apaixonantes e suas histórias de amor são envolventes demais. Ou seja, deu empate rs.
      Abs!

      Excluir
  2. Hoje olho os livros dessa autora por outros olhos, ainda não tive oportunidade de ler nenhum, porém pretendo da uma chance aos livros dela, pelo fato de me parecer histórias emocionantes que acabam tocando o leitor, e isso e um grande ponto positivo, pretendo colocar esse livro na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha, eu estou louca para ler os livros da Jojo, tenho certezas que os personagens nos encantam, já ouvi falar que os livros da Jojo nos fazem chorar hahaha espero estar preparada quando eu for ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Todos os livros da autora parecem ser muito bem escritos e com bastante emoção, acho que é uma marca dela. Amei a resenha, valeu pela indicação :)

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha.
    Faz muito tempo que quero ler esse livro, agora com certeza essa vontade almentou, gosto muito de livros que abordam as guerras, o que é uma realidade que mesmo agora vem tirando muitas vidas.
    Não vejo a hora de ler a luta dessas duas guerreiras, pelo que ama.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não li a resenha porque quero ler o livro sem saber de nada!
    Só ouvi elogios vou ler em breve!
    Espero gostar

    ResponderExcluir
  7. Jojo Moyes com mais um sucesso, confesso que não li o livro mais li a resenha,romances na época de guerra são sempre trágicos e profundos na minha opinião e essa não é diferente eu queria ler as cartas de Sophia

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo