quinta-feira, 9 de junho de 2016

HQ Império dos Mortos


Uma cidade que nunca morre. Bem-vindo a Nova York!



Conheçam o pós-apocalipse zumbi no estilo de George Romero em Império dos Mortos.



Sinopse: Passaram-se cinco anos desde o aparecimento dos primeiros zumbis, mas a Grande Maçã parece ter absorvido bem o golpe. Enquanto o prefeito Chandrake mantém as ruas seguras graças a uma feroz política militarista, os cidadãos se divertem assistindo aos confrontos entre desmortos que se realizam no Central Park. É uma pena, porém, que os mortos-vivos não são os únicos monstros que infestam a metrópole.


Após os primeiros aparecimentos dos zumbis, a Grande Maçã conseguiu sobreviver ao caos graças às artimanhas dos seres mais inteligentes que restaram após o domínio da doença. E nesse meio encontramos o prefeito Chandrake, que mantém a população “segura” fornecendo comida, segurança e diversão. Ele e seu sobrinho Billy praticamente dominam a cidade.

Para manter a população mais feliz e distraída, o prefeito com a ajuda de Barnun, cria uma arena de lutas no meio do Central Park. Essas lutas são protagonizadas pelos mortos-vivos. Os mesmos eram mantidos em jaulas do antigo zoológico do local e eram soltos apenas no momento da diversão.

Só que o prefeito guarda segredos que podem acabar com sua reputação. Um deles é sobre a alimentação: a carne fornecida é feita com ratos (ecat). Além disso há indícios de espécies mais ameaçadoras que rondam a cidade e que é de conhecimento apenas do prefeito e de alguns de seus aliados. Será que a população deve temer apenas os zumbis?




Uma pediatra chega a cidade com o objetivo de estudar e usar seus métodos para reverter a agressividade nos mortos-vivos, chamada Penny Jones. Após um ataque sofrido pela sua irmã, Penny acredita que há uma forma de acalmar os zumbis, pois alguns deles tem comportamentos semelhantes aos dos seres vivos, como jogar damas por exemplo.

Penny faz um acordo com Chandrake Barnun e leva consigo uma morta-viva que um dia pertenceu a SWAT para começar os seus estudos. O prefeito só faz uma exigência: receber os relatórios do progresso pessoalmente. Penny se sente muito seduzida por esse homem, mas não entende o motivo.


Além de Penny, um novo grupo está na cidade. Não se sabe ao certo o motivo, mas um dos integrantes garante que vai tomar a Grande Maçã de volta.





Um grande jogo político e de interesses em um mundo onde a população vive com medo dos mortos-vivos é a proposta do HQ. Romero cria um mundo diferente dos seus filmes anteriores, com uma nova proposta de convivência entre humanos e não humanos.
Como governar um mundo assim? O que fazer para acalmar as pessoas e dar a elas o básico da sobrevivência? Chandrake sabe como.

Aparentemente Penny Jones terá um papel importante na mudança de comportamento dos zumbis, mas como esse HQ é só o primeiro ato, só saberemos mais pra frente.



Bem, a proposta da história é boa, ainda mais quando começamos a entender os segredos embutidos nela. Mas senti vários incômodos que não me motivaram a esperar os próximos lançamentos. Um deles é a tradução. Não sei se foi mal revisada ou se a escrita foi feita na pressa mesmo. A verdade é que muitos diálogos não fizeram sentido, assim como alguns trechos de narrativas.
Outra coisa que foi desconfortável foram as mudanças rápidas de cena. Tive que voltar algumas vezes pra entender o porque da mudança. E particularmente detesto quando isso é necessário.

Em relação aos personagens, não consegui me apegar com nenhum. Talvez por ser uma introdução, talvez por não serem tão legais e marcantes. Vamos deixar isso em aberto rs.


Mas temos um ponto positivo. Os desenhos são bem mais realistas do que nos HQs do The Walking Dead por exemplo. Tirando a questão de serem um pouco escuro, no geral eles até que me agradaram.


Sabe aquela leitura que você pensa em abandonar no meio da história? Infelizmente foi assim com esse HQ. Não me conquistou, apesar da proposta. Fiquei curiosa apenas com o final do experimento. Fora isso, não tenho a intenção de acompanhar.
Acredito que só quem é mega fã das imaginações de Romero vai gostar muito do Império dos Mortos.



Para conhecer mais sobre o HQ, acesse o Skoob clicando aqui.


Até mais!

10 comentários:

  1. Oi, Ju! Como vai?
    Sempre gostei de HQs, mas ultimamente acompanho somente o da Turma da Mônica Jovem (sou apaixonada por aquela turma desde que aprendi a ler). Império dos Mortos é uma boa dica para os leitores que gostam deste estilo de leitura e sabemos que estes pontos negativos que você encontrou não irão os incomodar. O livro tem um bom tema, como a política, mas por ele possuir zumbis, algo que abomino, eu confesso que não o lerei, mas amei ler sua resenha e crítica sobre a obra.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ju.
    Eu gosto muito de HQs, mas estou meio saturado com zumbis. Abandonei todas as séries; apenas acompanho uma nacional. Então, fiquei om um pé atrás com esse enredo. Apesar de gostar de política e ficar interessado em como será administrada a situação na trama, a obra em geral não chamou a minha atenção.
    Não leria.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito acostumada com HQ, mas amo zumbis! as ilustrações do livro são lindas, gostei do enredo mostrar também problemas de administração e criar um real suspense, também não gosto de livros com falta de concordâncias e que temos que reler uma mesma cena várias vezes, espero gostar

    ResponderExcluir
  4. Devo dizer que não leio HQs mas acho que começarei pois já vi muitos elogios das HQs de The Walking Dead e até de Game of Thrones.
    Como tem zumbi, já gostei, daria um ponto positivo só por isso. Já shippo Penny e o prefeito hahaha, to bincando, até porque acho que esse prefeito tem muita coisa por trás, não acho muito confiável não.
    Nossa eu até estava pensando em ver se tem em pdf para baixar essa hq, mas fiquei com um pé atrás depois que você disse que não tinha a intenção de acompanhar, uma pena porque parecia ser uma hq muito boa.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que gosto mais de zumbis em filmes e em séries, e apesar de ter achado a proposta desse HQ bem interessante, o enredo não conseguiu me envolver :/ (ainda mais depois de ler os pontos negativos). E também é uma pena que ele não conseguiu te conquistar. Enfim, esse eu vou deixar passar... beijo!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei viciada um tempo em HQ, mas a febre passou rsrsrsrs
    O enredo deste parece ótimo pena que peca na tradução. Gostei das ilustrações, mas ainda prefiro The Walking Dead.

    ResponderExcluir
  7. Não que seja muito de ler coisa assim, não faz meu estilo. Mas achei a proposta interessante e os desenhos parecem um pouco mais legais que de TWD também. Li uns de TWD faz um tempo, então o tema é conhecido nesse estilo. Mas não é pra mim mesmo. Fica a dica pra quem curte hq.

    ResponderExcluir
  8. Bom, como eu já disse aqui, não sou muito de ler HQs, achei a história interessante, mas ai você disse que não te prendeu tanto... Acho que não leria.
    Achei as ilustrações maravilhosas e o enredo bem diferente também.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não leio muitas HQ mas sempre tive muito curiosidade, e gostei muito dessa historia parece ser uma ótima trama cheia de armações e fiquei curiosa para saber mais, se tiver oportunidade quero muito ler essa historia !!

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto de histórias de zumbis, mas não curto HQ's, então acabei não me interessando muito por Império dos Mortos.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo