segunda-feira, 23 de maio de 2016

Resenha #31 - O Escaravelho do Diabo


Um mistério que está tirando o sono dos ruivos da cidade de Vista Alegre.


Se você possui essa característica e receber um besouro pelos correios, cuidado! Você pode ser a próxima vítima.



Clássico da literatura infanto-juvenil, O Escaravelho do Diabo conta a história do misterioso caso do assassino apelidado de Inseto. Tudo começa quando o irmão de Alberto, Hugo, recebe uma misteriosa caixinha contendo um besouro negro com uma espécie de chifre na testa.

Hugo que era um rapaz popular de 18 anos achou que se tratava de uma brincadeira de algum amigo. Sem dar muita importância ao inseto, saiu para curtir o baile.

Alberto, que tinha acabado de chegar da faculdade no dia seguinte, foi correndo contar as novidades da prova ao irmão, mas notou que a porta do quarto estava trancada. Sem respostas, Alberto decide forçar a entrada e o que encontra em seguida deixa todos perplexos: Hugo estava morto com uma espada fincada no peito.

“A carapaça do inseto tinha reflexos azulados e seu corpo media cerca de quatro centímetros. Um comprido alfinete entomológico fixava-o a um pedaço de rolha, o que provava ter ele sido retirado de alguma coleção.”

Inconformado com a morte do irmão, Alberto saiu correndo em busca de ajuda, e com a chegada da policia, jurou esclarecer esse mistério e encontrar o assassino do escaravelho.

Com o início da investigação, Alberto e o Inspetor Pimentel foram surpreendidos com um crime semelhante ao caso de Hugo. Um rapaz havia morrido por envenenamento em uma pensão próxima a casa de Alberto. E o mais curioso é que antes de morrer, também havia recebido um besouro com um nome científico relacionado à causa da morte.

Perplexo, Alberto identifica um padrão nas vítimas do Inseto. Os cabelos dos dois rapazes eram ruivos. Mas quem teria interesse em matar pessoas ruivas? E por eu utilizava besouros como forma de avisar sobre o mal que estava por vir?
Eles já tinham várias pistas, porém sem provas concretas. E tudo se complicou quando outras pessoas ruivas começaram a receber os terríveis besouros em caixas pequenas, com o endereço escrito em letras de formas.

O caos na pequena cidade estava lançado, e agora o que restava era avisar todos os ruivos sobre o perigo iminente e tentar descobrir quem era esse terrível assassino, antes que o último morador de cabelos vermelhos seja eliminado.

“Não tinham ambos recebido um besouro nas vésperas do acontecimento fatal? Um besouro cujo nome parecia anunciar de que modo as pobres vítimas terminariam os seus dias? E ambos possuíam cabelos vermelhos, vermelhos como fogo...”

Por se tratar de um romance policial de época, a leitura é bem gostosa e rápida. O mistério gira em torno do assassino que parece não gostar muito de pessoas ruivas.

Alberto é um estudante de medicina e tem participação assídua nas investigações. Prometeu decifrar esse enigma e prender de vez o culpado pela morte do irmão. Mas como todo adolescente, Alberto acaba se apaixonando por uma das suspeitas, chamada Verônica. A atração pela jovem foi instantânea e com isso a dúvida também. Será que acreditava na inocência da moça, mesmo tendo algumas provas contra sua honestidade?

Havia também Rachel, a ex-namorada de Alberto. Sua preocupação com ela era especial, já que possuía uma das características preocupante para o momento tenso na cidade. E como coração de adolescente é flexível, os sentimentos de Alberto com as duas jovens tornaram-se confusos.



A história é bem simples, mas sem deixar de ter o seu encanto. Como sou apaixonada por suspenses e mistérios policiais só posso dizer que adorei o livro (li em um dia). A criatividade em torno dos assassinatos, as características das vítimas e a introdução de uma peça chave, no caso os besouros, só aumentou a curiosidade em descobrir quem era afinal o tal Inseto.

A conclusão, na visão de muitas pessoas, poderia ser melhor. Eu até concordo. Mas não podemos esquecer que é um romance de época, ou seja, para aquele tempo o final fez total sentido e foi bem satisfatório.

Acredito sim que Alberto ficou bem triste com a perda do irmão, mesmo não demonstrando muito. Ele era um cara pé no chão e só estava fazendo a sua parte nas investigações. Ele só não podia parar a todo o momento e chorar, afinal tinha um doido solto por aí atrás das madeixas vermelhas.

É um ótimo livro para ler nos intervalos. A história te prende tanto que quanto menos se espera, já está no final. Leitura super recomendada, principalmente se você adora os clássicos! E se você quer viver aquele momento de nostalgia gostosa do ensino médio, esse é o momento *-*



Para saber mais informações sobre o livro e a autora, acesse o Skoob clicando aqui.


Ótima leitura!

9 comentários:

  1. Sou uma grande amante de suspense, assim que vi que o filme seria lançado já quis ler o livro, e realmente alguns pontos são fortes, achei a história e a semelhança entre as vitimas meio bizarra, mas acho que o autor conseguiu manter um grande mistério, eu nem sabia que era um romance de época rssr, mas me apaixonei mais ainda

    ResponderExcluir
  2. Ah coleção Vaga-Lume... eu amo! <3

    Adorei sua visão do livro e sua resenha!

    Beijocas,
    Rebeca Grauer, http://ocafofoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju.
    Eu amei a premissa, confesso que me sentir muito mal agora ganhei esse livro a alguns anos atrás da minha vó, e nem liguei achando que o livro era ruim, mas acabei amando, vou correndo ler.
    Amo romances policiais, que tem investigação e tudo.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros de suspense.
    Ja tinha visto falar sobre esse livro mas nunca cheguei a ler, amei a sua resenha e fiquei curiosa sobre o final, nao sabia que o livro era tão antigo assim e por ter poucas paginas eu leria em apenas um dia, se o encontrar irei dar uma chance e ler.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei me sentindo horrível por saber que esse livro é um clássico e que eu nem sabia da existência dele, parece ser um ótimo livro e como amo contos(só lia eles na minha infância também) vou dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  6. Estou bem curiosa para ler esse livro, adoro livros de suspense. O enredo parece ser bem envolvente, estou curiosa para saber quem está por trás dos crimes. Espero me surpreender com a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Estou querendo muito ler esse livro, principalmente por querer também assistir ao filme, mas ainda não tive oportunidade.
    Eu adoro livros de mistérios e esse parece ser uma ótima opção, uma história leve e envolvente. E confesso que já estou muito curiosa pra saber qual a relação do inseto com pessoas ruivas e quem é o assassino. Espero descobrir em breve, beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ju.
    Está aí um livro que eu pretendo ler em breve. Adoro suspense, então quero conferir esse livro, até porque é mais voltado para o público juvenil. Sem falar que é um romance policial que marcou época.
    Excelente resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Li esse livro quando tinha uns 14 anos ainda, nem lembrava mais dele. kkkk
    Sempre desconfiei de Verônica e quando Alberto ficou apaixonado por ela já queria entrar dentro do livro. Concordo sobre a parte de ele estar de luto, não é porque o irmão dele morreu que ele irá deixar de viver e ficará chorando pelo resto da vida, ele continua vivo e mesmo sentindo falta do irmão, tem coisas mais importantes para fazer além de chorar(como descobrir quem matou o seu irmão).
    Achei estranho quererem avisar sua morte através de um besouro, mas amei o livro, apesar de ter demorado dias para ler(naquela época, eu não tinha costume de ler).

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo