sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Resenha #48 - Imperfeitos


Imagine-se morando em um país onde há divisão entre pessoas Perfeitas e Imperfeitas. Se pensarmos no conceito de que “ninguém é perfeito”, isso seria impossível. Porém essa sociedade existe e a imperfeição é tratada como algo abominável e inaceitável.


Conheçam agora a estreia da nossa querida autora Cecelia Ahern no universo distópico e descubram quais são os delitos que pessoas marcadas como Imperfeitas comentem.




Celestine North é uma adolescente perfeita, com pais e irmãos perfeitos. Suas notas na escola são exemplares, seus amigos bem selecionados e pra completar sua perfeição, namora Art Crevan, filho do juiz Crevan, que é a autoridade máxima no país. Graças a ele, a sociedade Perfeita foi criada e quem se opusesse ou cometesse algum ato considerado Imperfeito segundo as leis, seria marcado com um I em sua pele pelo resto da vida, não podendo mais se submeter aos luxos e regalias que somente as pessoas Perfeitas mereciam.

Mas para Celestine essa possibilidade estava bem distante. Ela era lógica em tudo e sempre andava na linha. Nunca ajudava um Imperfeito ou se comunicava com eles. As pessoas imperfeitas sempre andavam com algum tipo de identificação, ou seja, era bem simples identificar com quem falar ou não. Sua irmã Juniper era o seu oposto. Falava normalmente com eles, era um pouco rebelde e aparentemente chegaria o dia em que iria provocar uma grande confusão.

Enquanto estavam no ônibus planejando o futuro, um senhor imperfeito entra e começa a passar muito mal. A orientação é que nenhum Perfeito ajude um Imperfeito, por menor que seja essa ajuda.  Vendo o desespero do homem, Celestine decide agir, contrariando todas as regras. Quando os Delatores se aproximam com seus apitos altíssimos, ela percebe que sua vida nunca mais será a mesma.

“Eles não são presos; não fizeram nada ilegal, mas agiram, sim, de uma forma considerada prejudicial à sociedade. Eles ainda vivem entre nós, mas são ostracizados pela sociedade, e seguem outras regras.”

Celestine sai de casa Perfeita e volta Imperfeita, com seus sonhos despedaçados. Ela não é apenas mais uma Imperfeita comum. Ela é a nova esperança para a Causa dos Imperfeitos. Sua coragem diante do juiz Crevan a tornou especial e agora a sociedade dividida por regras sem sentido pode se unir a favor da justiça, humanidade e igualdade, conceitos que foram esquecidos há muito tempo.


Um país que segue todos os princípios básicos de uma sociedade, como por exemplo Direitos Humanos, Cidadania, Segurança e Educação, mas que cria uma barreira entre as próprias pessoas, rotulando-as com a divisão mais sem lógica possível. Imperfeitos são pessoas comuns, mas que cometeram transgressões morais ou éticas. São levadas a julgamento e se comprovado que suas atitudes são indignas, sofrem marcações e ficam expostas como Seres Imperfeitos, não merecedores de compaixão e demais características afetivas que nos tornam humanos. Mas isso pode mudar graças a atitude de Celestine.

Depopis disso, muitas pessoas viram as costas para Celestine. Porém existem inúmeras pessoas que não concordam com essas regras de Perfeitos e Imperfeitos. A maioria ainda está do lado do juiz Crevan, ou seja, não será fácil derrubar seu poder. Há uma carta na manga que pode funcionar e Celestine precisará reunir toda a sua coragem nunca vista e enfrentar a situação cara a cara.


“Mas cometi um erro, a pior coisa que poderia fazer, e num ambiente cheio de Imperfeitos sou celebrada. Estou constrangida. Acho que eles devem ter se enganado. Não sou quem acham que sou.”



Por conhecer a autora em livros de romance, família, casamentos e vida tranquila, nunca imaginei que ela também seguiria na direção Young Adult. É um livro para amar ou detestar. E eu amei! Existe ainda muitas coisas clichê, como sociedade dividida e pessoas que não se encaixam. Se te lembra algum livro, você não está enganado. Mas a proposta da distopia é muito bacana, principalmente quando uma sociedade mesquinha e cega é apresentada.

Que ninguém é perfeito nós sabemos, mas sempre queremos realizar algo com a máxima perfeição possível. Nesse livro a autora nos apresenta exatamente como seria uma sociedade "perfeita" comparada com as que possuem falhas nos sistemas. Será que seria muito bom viver em um mundo de pessoas perfeitas, sem um deslize ou diferença de pensamentos? Veremos... *-*

Esse é o primeiro livro da série e eu não vejo a hora de sair o segundo! Preciso saber o que vai acontecer com Imperfeitos. Será que vão vencer? Será que vão perder? Ôôô sofrência hahaha.


Para quem curte o tema e gosta dessa adrenalina de vai dar certo ou não, Imperfeitos é o livro indicado!


Para conhecer mais sobre o livro e autora, acesse o Skoob clicando aqui.



Ótima leitura!

3 comentários:

  1. Oiii Ju

    Esse livro me chama muito a atenção, amei a autora se arriscar desse jeito apostando escrever uma história para um publico diferente do que ela normalmente escreve, e mais admirável é saber que ela mandou super bem! Nunca li nada da Cecelia, porque o gênero de livros que ela escreve nunca me chamou a atenção, mas esse é um dos que eu preciso ler e ainda esse ano, parece ser muito bom e tenho um sentimento de que posso gostar bastante.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, parabéns pela postagem. Eu amo a Cece, estou louca por esse livro.

    Estou seguindo, se retribuir ficarei muito feliz
    Beijos Nane
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Fiquei surpresa quando li a sinopse desse livro e vi que era uma distopia! Nunca li nada da autora, mas sei que ela publica romances, que são bem comentados. A história parece interessante, mesmo com a essência clichê das últimas distopias (o que não tem importância para mim, desde que a trama seja bem desenvolvida), a história parece bem interessante. Mas confesso querer conhecer a escrita da Cecelia por seus romances, quem sabe eu leia Imperfeitos depois!

    Abraço!

    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo