quinta-feira, 3 de março de 2016

Séries #4 - Documentário Amy: The Girl Behind The Name

Hoje o nosso Mundo Séries vai falar de um documentário que foi o vencedor do Oscar 2016, na categoria Melhor Documentário de Longa-Metragem.


Confira agora como os sucessos e os problemas de Amy Winehouse começaram.


Todos nós sabemos que Amy era uma cantora incrível, com uma voz sem igual, que nos arrepiava de tanta emoção aos ouvir suas músicas. Sabemos também que ela lidava com vários problemas com drogas e bebidas. E que esse vício descontrolado calou a voz dessa grande revelação musical.
Várias pessoas, anônimas ou não, começaram a fazer muitas piadas sobre a aparência de Amy, sobre as brigas com o marido Blake e sobre o excessivo consumo de álcool e drogas. Mas elas não estavam preocupadas de fato com a saúde da artista, e sim com os dólares que receberiam ao fotografá-la em momentos constrangedores e impróprios. Amy se tornou um objeto de lucro após seu descontrole emocional.

UM POUCO SOBRE AMY
Amy Jade Winehouse nasceu na cidade de Southgate, em Londres, e ingressou na carreira musical na adolescência, apresentando-se em pequenos clubes de jazz da cidade. Seu pai Mitchell Winehouse era motorista de taxi e cantor amador. Já sua mãe era farmacêutica.

Desde sua infância presenciou a infidelidade conjugal do seu pai. Após alguns anos eles finalmente se separaram, e Amy começou a ter problemas. Para evitar que as coisas piorassem para a neta, sua avó Cynthia a incentivou em se matricular em uma escola de arte, para que ela pudesse desenvolver e aprimorar a sua voz. Amy se matriculou, chegou até a ganhar uma bolsa de estudos, mas foi expulsa por má disciplina. Ao quatorze anos Amy se envolveu com drogas e foi morar sozinha.



Amy nunca desistiu de cantar. Sua voz era forte e marcante, e foi considerada como uma joia do Jazz. Suas músicas ganharam vários prêmios importantes e seus discos superaram recordes e recordes de venda.


O DOCUMENTÁRIO
A ideia de criar um documentário foi justamente para mostrar a pessoa por trás da artista, com seus sonhos, amores, problemas e decepções. Para isso, Asif Kapadia realizou uma extensa pesquisa que incluiu diversas fotos, depoimentos de produtores, melhores amigos, familiares e pessoas próximas, apresentações em shows e TVs, além de vídeos caseiros e cenas dos bastidores. Acredito que de fato ele conseguiu reunir o melhor de Amy.

“Este filme é sobre a Amy. Foi feito para mostrar ao mundo quem ela realmente era. Não uma pessoa de tabloides, mas uma garota linda, uma alma maravilhosa, engraçada, inteligente, graciosa... alguém especial, alguém que necessitava cuidado.”

MINHA ANÁLISE E AVALIAÇÃO
Apesar de toda fama e de todo o dinheiro, Amy não era feliz. Sempre faltava algo. Seus amigos e produtores lutaram muito para que ela não fosse vencida pelos vícios. Eles sempre estavam disponíveis, a qualquer hora e momento.

Uma frase que Salaam, um dos produtores e amigo de Amy, faz a gente refletir sobre estar ou não preparado para enfrentar um grande público. Ele disse mais ou menos isso: “Cantores de jazz são muito reservados. Eles não gostam de grandes públicos. Será que Amy foi bruscamente impactada por essa multidão, sem mesmo querer isso pra sua vida?”. Quando você acompanha o assédio da imprensa sobre sua vida pessoal, dá pra notar que talvez esse mundo não fosse de fato feito pra ela. Mas então por que ela entrou nesse meio? E é ai que a polêmica começa.



O pai de Amy disparou duras críticas pelas redes sociais em relação ao documentário, após ele ter ganhado o Oscar. Disse que quem ganhou foi apenas Asif e não sua filha, no qual tratou de Minha Bebê. Há quem acredite e fique ao lado de Mitchell, e há quem acha que ele só se interessava pela fama e pelos compromissos profissionais da filha. Mas somente assistindo pra saber quem tem ou não razão sobre a personalidade do pai de Amy.

E se não bastasse tudo isso, Amy conheceu Blake. Ele também usava drogas. O cara foi uma péssima influencia para a cantora, mas o amor que ela sentia por ele era verdadeiro. Após um episodio na vida de Blake, Amy ficou extremamente depressiva e sem vontade de seguir em frente. A barra foi muito pesada para aquela menina doce e amável que Amy fora no início de sua adolescência.


MÚSICAS
As composições de Amy eram extremamente pessoais. Ela escrevia sempre o que estava sentindo naquele determinado momento, sobre a situação que acabou de viver ou simplesmente o que estava passando em sua mente.  Ela sempre escreveu poesias e isso facilitou a adaptação para as canções. A canção mais famosa que retrata seu problema com as drogas é Rehab.

“Tentaram me mandar pra reabilitação
Eu disse "não, não, não"
É, eu estive meio caída, mas quando eu voltar
Vocês vão saber, saber, saber
Eu não tenho tempo
E mesmo meu pai pensando que eu estou bem
Ele tentou me mandar pra reabilitação
Mas eu não vou, vou, vou.”


Mesmo pra quem não é fã, recomendo assistir esse breve documentário, principalmente para conhecer a Amy que nunca lhe foi apresentada. Eu sabia que ela tinha uma “mente perturbada”, mas não sabia o quão intenso isso era. Com certeza fará uma grande falta para o universo musical.


Segue o trailer de chamada e lançamento. Confiram!



Ótima leitura!


10 comentários:

  1. Oi Ju, td bem?
    Eu ainda n vi o documentário, mas amigos meus, fãs da Amy assistitiram e qd os ouvi contando eu tive tanta dó dela. Uma criatura tão talentosa mas q n resistiu...

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! A sensação é essa mesma. Amy era incrivelmente talentosa, mas não estava preparada pra isso. Deixou se levar pelos vícios e infelizmente não está mais aqui.
      Assista sim você vai gostar!
      Abs!

      Excluir
  2. Tenho que terminar de ver esse documentário, eu não "conhecia" a Amy dos bastidores, mas sim aquela Amy com uma voz única que cantava bêbada. No pouco que vi, no documentário mostra o quanto ela sofria. Foi um belo tapa na cara. Amei a sua resenha ♥
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo bem?
    Eu confesso que só tive conhecimento deste documentário sobre a cantora na premiação do oscar, e mesmo não sendo fã dela, eu tenho uma grande vontade de assistir, principalmente por ter levado a estatueta.
    Apesar de muitas vezes ter sido notícia de fatos polêmicos, envolvidas com drogas e bebidas, Amy foi uma cantora muito talentosa e de uma voz extremamente potente, que sempre fará parte dos cantores inesquecíveis. O documentário é muito importante, pois irá mostrar a parte da vida da cantora que os holofotes não puderam captar, e de uma certa forma, tentar fazer com que nós compreendermos melhor sua 'revolta' e 'valentia'.
    Adorei o post!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ju
    Estou bem curiosa por assistir o documentário.
    Ela foi uma diva mesmo que momentaneamente, mas com voz indiscutivelmente linda.
    Uma pena que não aguentou a pressão.
    “Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabarão.” (Jean-Paul Sartre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito fã das músicas da Amy, mas poderia gostar da pessoa que ela era a partir do documentário.
    Amo livros ou documentários que envolvem artistas, e como "Amy: The Girl Behind The Name" ganhou o Oscar, tenho certeza que não irei me arrepender. ;D

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju,
    É uma pena a Amy não estar mais aqui, as suas músicas nos transmite tanta emoção. Quero assistir esse documentário para conhecer mais a pessoa por trás da artista.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  7. Amy deixou uma GRANDE marca na musica, pena que não esta mais entre nos

    ResponderExcluir
  8. O bom desse documentário é que ele mostra como a Amy pessoa era, e não a Amy Famosa. Eu não sei quase nada sobre a sua vida pessoal dela, só conheço e gosto de algumas músicas, mas fiquei bastante interessada no documentário. Ela era uma ótima cantora, com uma voz muito potente, e é triste ver que ela se foi tão jovem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Realmente a voz dela era sem igual. Um super talento que foi perdido tão cedo. Realmente muito triste. Como tem curta duração, se puder assista sim!
      Abs

      Excluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo