quarta-feira, 23 de março de 2016

Resenha #25 - A Mais Pura Verdade


Mark é um garoto de 12 anos que tem um grande sonho, mas sabe que para realiza-lo, precisará correr contra o tempo.


Será que ele, com a ajuda do seu fiel amigo, conseguiram atingir o objetivo tão desejado?


Mark é um menino comum. Adora tirar fotos, escrever anotações de uma forma peculiar e se divertir. Tem pais amorosos, uma melhor amiga chamada Jess e um cachorro chamado Beau. Mas Beau não era só um cachorro. Ele era seu companheiro fiel e dedicado. E foi com ele que Mark partiu para uma aventura que poderia ser a sua última, já que descobriu a algum tempo que tinha uma doença cruel.

Triste, doente e solitário, Mark decide que seu último feito na vida será escalar o Monte Rainier. Não seria uma jornada fácil, ainda mais por ser uma criança com limitações físicas, mas nada o deteria dessa vez. Sentia-se culpado por deixar seus pais desconsolados e por ter feito Jess prometer que jamais contaria o seu plano pra ninguém. O início da viagem tinha começado e o garoto com o seu cão seguiram em frente.

“Claro que eu estava sozinho. Mas eu tinha Beau ao meu lado. E um Beau valia mais que um mundo inteiro cheio de solidão.”

Mark sabia que poderia nunca mais voltar para o conforto da sua casa, e a essa altura já não ligava mais. Suas esperanças já tinham evaporado e a única coisa que queria era cumprir a promessa que fez ao seu avô: chegar ao topo da montanha.

Jess não sabia o que fazer. A vida de Mark estava em suas mãos. A única coisa que a impedia era a sua promessa. Não poderia trair um amigo. Mas não suportava mais a ausência de Mark e o sofrimento de seus pais. Ela estava confusa e se perguntava muitas vezes o que um verdadeiro amigo faz. Esse era o dilema que despedaçava seu coração.

“Não era justo. Estar tão triste e tão confusa ao mesmo tempo. Muita coisa estava em suas mãos, e muitas eram suas emoções. Ela estava perdida. O que uma amiga deveria fazer? Como ajudar quando ajudar e ferir são a mesma coisa?”

Beau por outro lado, não deixou seu amigo em nenhum momento. Era o único companheiro de Mark nessa aventura. Sua lealdade estava além dos perigos que encontrariam pelo caminho. O cãozinho corajoso o salvou diversas vezes, mas havia uma coisa que apenas Mark poderia fazer pra se salvar. A decisão estava em suas mãos e as respostas só poderiam aparecer em um único lugar. A montanha o esperava. Ele estava mesmo preparado?



Eu acho que não existem problemas grandes e pequenos. Cada um tem um peso diferente para cada pessoa e situação. Para Mark era um problema sem solução, sem cor e sem cura. A dor que carregava não o deixava ver as coisas importantes da vida. Ele só queria acabar com tudo aqui de uma vez.

Foi preciso se arriscar, atravessar diversas barreiras e chegar ao seu limite para perceber que o amor, o carinho e a união eram mais fortes que sua doença. Mark teria que passar por tudo novamente, mas ele já tinha sido abençoado uma vez. Quem sabe não seria de novo.

Apesar de ser uma história curta, foi direta e intensa ao mesmo tempo. Uma reflexão incrível para quem precisa de motivação. Mark foi inconsequente quando fugiu de casa, mas no final do livro compreendemos que ele precisava mesmo fazer aquilo e que se não fosse naquele dia, seria em qualquer outro. O que restou foi torcer para que tudo desse certo. E aí o que veio em seguida vocês já sabem: Haja coração!

Livro super recomendado! Não imaginava que iria gostar tanto de Mark e Beau. Realmente dá uma enorme vontade de abraçar esses dois amigões.


Para saber mais sobre o livro e autor, acesse o Skoob clicando aqui!


Ótima leitura!

6 comentários:

  1. Oi, Ju. Tudo bem?
    Eu só leio comentários elogiando este livro e sobre como o autor escreve de uma forma leve, mesmo abordando um assunto tão sério. Acredito que por ser narrado pelo próprio Mark, temos uma perspectiva diferente e mais próxima da realidade do livro. Então... espero poder ler esse maravilhoso livro logo!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis ler A mais pura verdade. Gostei muito de saber que a história é motivadora e ao mesmo tempo, intensa.
    Mal posso esperar para conhecer a escrita de Dan Gemeinhart e apreciar essa história emocionante, por meio de Mark.

    ResponderExcluir
  3. Estou doida pra ler esse livro, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    Amei a leitura desse livro, embora tenha achado que Mark empreendeu uma aventura inimaginável para um garotinho da idade dele e acho que se não fosse Beau, ele não teria conseguido....
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler e conhecer a escrita desse autor que todos falam bem

    ResponderExcluir
  6. Confesso que essa leitura não me agradou muito, principalmente por conta das atitudes e escolhas feitas pelo Mark (elas são compreensiveis, mas beira a irresponsabilidade). Mas uma das coisas que eu mais gostei nesse livro, além da escrita do autor, foi a amizade entre Mark e Beau, é uma coisa linda de se ver. E mesmo não gostando das atitudes que o Mark tomou pelo caminho, torci pelo seu final feliz.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem selecionada pela Valentina? Aproveite então para deixar o seu comentário com elogios, sugestões, opiniões e outros que desejar! Deixe o seu link também e se o comentário for bacana e sincero, com certeza Valentina e eu retribuiremos a visita! Continue navegando pelo blog e acesse mais conteúdos incríveis!

© Oh Querida Valentina - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Juliana Cristina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo